Niver Clara


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Doação de Sangue - Um gesto de Amor!!!

Olá pessoal, boa tarde a todos. Hoje quero compartilhar com vocês uma historia de amor e solidariedade que recebi ao precisar de doadores para a Ana Clara. A primeira experiência que tivemos foi quando a Clara passou pela segunda cirurgia, ela estava muito debilitada por causa da primeira cirurgia e foi solicitado quatro bolsas de sangue para Clara, mediante esta solicitação, e de onde só se tira e não se repõe acaba, precisamos repor esta doação através de doadores. Começamos a entrar em contato com os familiares e amigos, e na época eu trabalhava em uma empresa, onde tinha vários colegas de trabalho e para minha surpresa, quando liguei pedindo ajuda, prontamente todos se dispuseram a doar sangue para a Clara. O gesto deles foram tão acalentador naquele momento de sofrimento que até hoje me emociono ao lembrar. Todos queriam doar e foi necessário mandarem um carro de coleta para lá e o Hemoam passou o dia lá recebendo as doações. Aquela doação  não serviu somente para Clara, mas para todas as pessoas que precisam de sangue. A segunda experiência que tive, foi agora em abril de 2011, quando a Clara novamente precisou receber sangue por causa de uma anemia e uma queda de plaquetas, como faz tempo que não trabalho mais por ter me dedicado somente a Clara, os amigos e familiares foram meus salvadores da pátria. Recebemos várias doações, na corrente do bem, sabe aquela que um vai pedindo ao outro??? Pois é, recebemos para cobrir o que ela já tinha usado e mais para quando ela passar pela terceira cirurgia, que ainda não temos a data marcada. Mais a minha tristeza foi em ver pessoas que naum tem familia e conhecido nenhum aqui em Manaus e estão precisando de doadores voluntários e ficam na porta dos Hemocentro perguntando e pedindo de cada pessoa que entra se o mesmo já tem para quem doar seu sangue, foi desesperador eu vê uma mãe tão nervosa e triste por não ter conseguido os doadores para seu filho. Isto não é imposto e nem negado pelo hospital quando alguem precisa de receber sangue, mas como já falei antes, de onde só se tira e não se repõe acaba, isso é verdade. Por isso quero mobilizar a todos, que façam este gesto de solidariedade pelo menos uma vez ao ano, hoje você ajuda alguém e mais tarde quem sabe, alguém ajuda você. 

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não pode doar sangue a pessoa que:

Teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
Tem comportamento sexual de risco;
Usa drogas
Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
Teve febre nos últimos 30 dias

Etapas da doação


Recepção de Doadores: Se for a primeira vez, o candidato informa seus dados. Se já for cadastrado, ele apenas os confirma.

Triagem Clínica:
Após o cadastro, ele passa por uma avaliação clínica que consta de questionamentos sobre sua saúde. Além disso, são verificados, entre outros itens: peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina.


Sala de Coleta: Se apto à doação na triagem clínica, o candidato é encaminhado para doar. O material utilizado é totalmente descartável e sem risco de contaminação.

Copa:
Após a coleta o doador faz um lanche.

Sorologia:
Antes do sangue ser transfundido, ele passa por uma série de exames sorológicos, entre eles: Sífilis, Doença de Chagas, HIV, Hepatites, HTLV I e II, além da tipagem sanguínea.

Fracionamento:
O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes – Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado. Ou seja, com apenas uma doação podem ser atendidos vários pacientes.

Armazenamento do sangue:
Enquanto os exames laboratoriais não são liberados, as bolsas ficam adequadamente acondicionadas dentro das condições exigidas pela legislação ministerial vigente.

Distribuição do sangue:
Após a liberação dos exames, os hemocomponentes são distribuídos para rede hospitalar pública e privada da capital mediante solicitação médica. O produto também é utilizado no atendimento transfusional do ambulatório do hemocentro.
  
Onde doar?

Para doar você pode ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada (ao lado do Vivaldão), de segunda à sábado das 7h30 às 18 horas.

Também pode doar no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira (Zona Leste). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

Não esqueça de levar sua carteira de identidade.

O Hemoam também tem uma programa voltado ao Público Femenino.  
A doação de sangue é um gesto voluntário que pode e deve ser praticado pelas mulheres. Mesmo com a presença feminina ainda tímida e reduzida nos hemocentros do Brasil, a participação da mulher tem sido fundamental na manutenção dos estoques de sangue para os serviços de urgência e emergência e no atendimento seguro aos pacientes que necessitam de transfusão sanguínea.
 
No Amazonas, as mulheres representam hoje 22% do total de doadores de sangue. Um índice que vem aumentando ano a ano e ganhando um significativo reforço com as ações de esclarecimento e sensibilização de incentivo à doação desenvolvidas sistematicamente junto ao público feminino

As doadoras voluntárias praticam a doação regularmente e trabalham como multiplicadoras de informações sobre a doação de sangue, através de várias ações como:

• Conversas com parentes, amigos e vizinhos sobre o tema doação de sangue, esclarecendo dúvidas e derrubando os tabus que impedem a doação;
• Facilitando o acesso da equipe de Captação de Doadores do Hemoam à empresas, escolas, igrejas, órgãos públicos, bairros e outros, para a realização de campanhas;
• Colaborando com a viabilização de projetos;
• Viabilizando campanhas em seus locais de atuação profissional ou social;
• Atuando no Hemocentro, como voluntária de projetos específicos na área de doação;
• Divulgando em todos os níveis a doação de sangue. 

Vamos lá pessoal, vamos doar sangue, seu amor pode fazer a diferença!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vivendo a vida!!!

Devido a frágil saúde da Clara, procuramos aproveitar o que e como podemos, e com a ajuda das tias sempre fazemos reuniões em nossas casas para não expor a Clara em locais fechados e de muita circulação. Eu agradeço muito a minha cunhada Deborah que é nossa "promoter" como a chamamos, em sempre esta disposta a nos tirar da rotina e proporcionar a Clarinha uma vida social saudável e feliz.  

Festa Junina em Casa
Festa Roupa Estranha casa da tia Deborah

Ano Novo Animado na casa da tia Deborah




Sindrome do Bebê Sacudido

Hoje dando uma olhada na net, encontrei em um site sobre os cuidados com o bebê e achei interessante esta informação. As vezes não imaginamos que uma atitude em um momento de stress, possa causar um dano irreversível a um bebê. 

SEM PACIÊNCIA !
Conhecendo a Síndrome do Bebê Sacudido


O que é?
Um tipo de abuso físico, freqüente ou esporádico, cometido por adultos contra bebês menores de um ano de idade.

Por que isso ocorre?
Principalmente por causa da irritação provocada pelo choro da criança.

O que acontece com o bebê?
* O movimento pode levar a ruptura dos vasos sanguíneos e de neurônios.
* A retina também pode deslocar, causando lesão e sangramento.
*Pode ocorrer ainda hemorragia intracraniana com complicações sérias, entre elas a tetraplegia e até a morte.
* Há ainda possibilidade de comprometimento motor e de aprendizado.

O que fazer para acalmar?
* Tente alimentá-lo novamente;
* Troque a fralda ou as roupas;
* Abrace-o junto ao peito;
* Tranqüilize-o com massagem ou música suave;
* Coloque-o em lugar tranqüilo ou mais escuro;
* Peça ajuda a alguém que esteja mais calmo;
* Distraia-o com brinquedos;

Em algumas localidades o processo de sacudir o bebê é considerado comum, uma vez que não há consciência do significado do ocorrido.