Niver Clara


segunda-feira, 5 de março de 2012

HDC X Deformidades do Tórax?????

Olá mãezinhas, tudo bom com vocês e seus pimpolhos?

Depois de algum tempo longe do blog, sem dar mais atenção a ele, resolvi postar este assunto, que muito esta me intrigando. 

Para vocês entenderem melhor a minha dúvida, vou tentar resumir um pouco o que vem acontecendo com o corpo da Clarinha.

Depois da segunda cirurgia, notei que ela tinha o lado esquerdo onde foram feitos os procedimentos cirúrgicos um pouco mais fundo do que o lado direito. Questionei com a cirurgiã sobre isso e ela me disse que era normal, pois era um bebê ainda e com seu crescimento e com as sessões de fisioterapia ele ficaria normal. Bem, a Clara foi crescendo e fomos vendo que nada foi acontecendo como a médica nos tinha dito. E continuamos com as sessões de fisioterapia respiratória para a expansão do lado esquerdo e foi indicado pelo ortopedista natação. A Clara fez 1 e meio de natação e nada de melhorar a assimetria da caixa torácica. A Clara passou por nova cirurgia e agora este ano, esta falta de assimetria como era chamado, passou a ser chamado de deformidade da caixa torácica. A Clara esta sendo acompanhada com um ortopedista pediátrico e também com uma fisioterapeuta, que chegaram a conclusão que para ajudar melhorar esta deformidade, ela terá que usar um colete tipo pectus, para contenção do aumento anormal do lado direito. Deixa eu explicar melhor. Como ela fez muitas fisioterapia respiratória para expandir o lado esquerdo (que não expandiu), o lado direito que era o normal, entendeu que também tinha q expandir, e foi o que aconteceu e hoje ele esta bem maior, causando a deformidade. 

A minha intenção com este post, é alertar as mãezinha de criança com HDC e que tenham observado algum tipo de falta de assimetria na caixa torácica de seu filho a procurar logo o seu cirurgião e um ortopedista para uma avaliação, pois eu observei que esta deformidade causa também um "raquitismo". 

Bem, espero ajudar alguma mãe com esta postagem e pesquisando alguns artigos sobre deformidades do torax encontrei isso:

___________________________________________________________________________

Numa visão mais moderna, dividimos o corpo em cadeias musculares que são grande grupos musculares. Temos a cadeia respiratória (inspiratória), a cadeia anterior e a posterior, que são entre outras as mais importantes do corpo. Tem pessoas que se encurvam para frente, apresentam encurtamento da cadeia anterior outras são retas de mais, tem a coluna retificada, apresentam portanto um encurtamento da cadeia posterior. No Paciente asmático a cadeia respiratória, geralmente se encontra encurtada e tem relação com toda a coluna vertebral. Dizemos que o paciente apresenta um bloqueio inspiratório ou seja, ele usa para respirar mais a parte superior do tórax e apresenta uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior com o diafragma tendo sua função invertida. Na inspiração, ele ao invés de crescer a barriga, encolhe a barriga dificultando assim a descida do diafragma. Com o passar dos anos, esta respiração errada, provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax levando ao surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão sub-mamária, tórax em tonel, entre outras. Promove também como conseqüência alterações da coluna vertebral, desvios da coluna "escoliose", postura cifótica "corcunda", ombros caídos, aumento da curvatura da região lombar da "hiperlordose" etc. O Paciente cria o círculo vicioso no qual a respiração a respiração errada priora a postura errada e a postura errada piora a respiração.




Fonte: http://www.coladaweb.com/doencas/asma

Muitos fatores podem estar envolvidos: hereditariedade, distúrbios respiratórios como bronquite, asma, pneumonia, rinite alérgica e sinusite, além de desvios na coluna vertebral como escolioses e/ou cifoses torácicas exacerbadas. O efeito psicológico negativo sobre a pessoa portadora é muitas vezes devastador e este impacto nem sempre é relacionado com a severidade da deformidade. Sentimentos de frustação tendem a aumentar quando jovens pacientes e seus pais recebem sugestao de aceitar o problema ou apenas tentar uma solução cirúrgica.


http://www.orthopectus.com.br/index.php/abrir-todas-as-perguntas/53-02-o-que-sao-e-o-que-causa-as-deformidades-pectus




_________________________________________________________________________________________




Um abraço e assim que eu tiver mais informações sobre este assunto, prometo que postarei.


Ana Cleice.

2 comentários:

  1. Ana, mto bom o teu tópico!!
    A C nao tem deformidades, mas ela ficou com uma costela deslocada... A ultima costela do corpo Humano é flutuante e com o afastador usado na cirurgia, ela ficou meio pra fora...

    De resto ela é bem parelha...

    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Débie!
      Infelizmente a Clara ficou com algumas sequelas. Além do Refluxo, agora mais essa pra ela com a força de Deus tirar de letra. Quando ela era uma bb o que eu mais ouvia dos médicos era que com o crescimento tudo ia passar e ficar melhor. E é sempre o que esperamos. Vamos continuar lutando e vencendo, isso eu tenho certeza pq Deus é maior que tudo...

      Bjus,

      Ana.

      Excluir