Niver Clara


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Utilização de Pericárdio Bovino na correção de grandes defeitos Diafragmáticos Congênitos

Sempre que posso, pesquiso artigos na internet sobre HDC, um artigo interessante que encontrei foi esse que fala sobre o a utilização do Pericárdio Bovino na correção de HDC. Fiquei curiosa em conhecer mais sobre o assunto e se alguém conhece algum paciente que usa este método. Gostaria muito de saber, se este método pode ser usado em crianças com recidivas de eventração. Este técnica foi discutida em um congresso chileno, não sei se aqui no Brasil já usaram o pericárdio na correção de grandes defeitos diafragmáticos. Fica ai o artigo e se alguém tiver alguma informação eu gostaria de saber. Deixe seu comentário ou passe-me um email  ana_cleice@hotmail.com, eu fico agradecida pela atenção.

________________________________________________________


                         
Universidad de Chile
Servicio Salud Metropolitano Norte 
Facultad de Medicina Hospital Clínico de Niños Departamento de Pediatría y Cirugía Infantil Roberto Del Río



Oito anos de seguimento na utiliza ção de Pericárdio Bovino na correção de grandes defeitos Diafragmáticos Congênitos 

Autores:  França WM, Samaha S, Schmidt AF, Oliveira-Filho AG, Sbragia L. 
Instituição: Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas - Unicamp e Faculdade de Medicina e da Saúde do CCMB, PUC/SP Sorocaba/SP, Brasil 

Introdução: Diferentes próteses cirúrgicas para a correção dos grandes defeitos diafragmáticos congênitos vem sendo descritas nos últimos 50 anos. Alguns materiais sintéticos utilizados nem sempre apresentam bons resultados, pois podem causar recidiva da hérnia, além de não apresentar crescimento adequado com o desenvolvimento do paciente e levar a deformidade torácica e de coluna vertebral. As alternativas biológicas para a correção destes defeitos podem ser autólogas como o retalho do músculo dorsal, a fascia lata ou do reto abdominal ou pela utilização de biomaterias como a duramater e submucosa de intestino delgado. Pericárdio bovino (PB) é muito conhecido, seguro e largamente utilizado em próteses de vávulas cardíacas e não há na literatura a descrição da sua utilização para correção de grande defeitos do diafragma em neonatos. 

Descrição: De março/2001 a abril/2009 foram operados 6 neonatos com idades getacionais entre 36-40 semanas. Quatro apresentavam grandes hérnias diafragmáticas esquerdas e 2 com agenesia total do diafragma esquerdo. Todos os defeitos foram corrigidos com PB, sendo que sua fixação foi feita com fio de Prolene® 4-0, na região onde deveria estar o diafragma, pontos simples e separados num leve formato de cúpula. Três neonatos foram submetidos a intervenção fetal para hérnia diafragmática congênita – FETO (fetoscopic endoluminal tracheal occlusion) e 2 sobreviveram. Quatro neonatos estão vivos, com idades entre 2 meses e 8 anos. Dois foram a óbito no 12º e 42º dia de pós-operatório por complicações cardio-respiratórias. A radiografia pré-óbito mostrou o PB no local suturado, sem herniações. 

Revisão: O PB tratado em glutaraldeído a 4% é  comumente utilizado em cirurgias cardiovasculares. Trata-se de material biológico, tem formato de uma pequena folha, de tamanho aproximado de 10x14cm, de boa elasticidade e resistente à tração. Tem uma superfície lisa e a outra rugosa, que se molda muito bem ao local de sutura além de não necessitar do uso de imunossupresores. A criança mais velha está com 8 anos e sem alterações respiratórias nem deformidades torácicas. Os demais estão sob acompanhamento ambulatorial e não apresentam alterações. O PB mostrou ser um material biológico confiável e duradouro para correção destes defeitos.

Rev. Ped. Elec. [en línea] 2009, Vol 6, N° 3. ISSN 0718-0918 




2 comentários:

  1. Oi Ana, recebi a história da Pri e do Brunoo e vou coloca-la no blog semana q vem, e no Bruno foi utilizado o pericário bovino... Entra em contato com a Pri q ela dv saber te explicar bem direitinho... beijao e ti e mordidinha na Clarinha hihihi

    ResponderExcluir
  2. Brigada Débie, vou conversar com a pri...abraço, Ana.

    ResponderExcluir