Niver Clara


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Doação de Sangue - Um gesto de Amor!!!

Olá pessoal, boa tarde a todos. Hoje quero compartilhar com vocês uma historia de amor e solidariedade que recebi ao precisar de doadores para a Ana Clara. A primeira experiência que tivemos foi quando a Clara passou pela segunda cirurgia, ela estava muito debilitada por causa da primeira cirurgia e foi solicitado quatro bolsas de sangue para Clara, mediante esta solicitação, e de onde só se tira e não se repõe acaba, precisamos repor esta doação através de doadores. Começamos a entrar em contato com os familiares e amigos, e na época eu trabalhava em uma empresa, onde tinha vários colegas de trabalho e para minha surpresa, quando liguei pedindo ajuda, prontamente todos se dispuseram a doar sangue para a Clara. O gesto deles foram tão acalentador naquele momento de sofrimento que até hoje me emociono ao lembrar. Todos queriam doar e foi necessário mandarem um carro de coleta para lá e o Hemoam passou o dia lá recebendo as doações. Aquela doação  não serviu somente para Clara, mas para todas as pessoas que precisam de sangue. A segunda experiência que tive, foi agora em abril de 2011, quando a Clara novamente precisou receber sangue por causa de uma anemia e uma queda de plaquetas, como faz tempo que não trabalho mais por ter me dedicado somente a Clara, os amigos e familiares foram meus salvadores da pátria. Recebemos várias doações, na corrente do bem, sabe aquela que um vai pedindo ao outro??? Pois é, recebemos para cobrir o que ela já tinha usado e mais para quando ela passar pela terceira cirurgia, que ainda não temos a data marcada. Mais a minha tristeza foi em ver pessoas que naum tem familia e conhecido nenhum aqui em Manaus e estão precisando de doadores voluntários e ficam na porta dos Hemocentro perguntando e pedindo de cada pessoa que entra se o mesmo já tem para quem doar seu sangue, foi desesperador eu vê uma mãe tão nervosa e triste por não ter conseguido os doadores para seu filho. Isto não é imposto e nem negado pelo hospital quando alguem precisa de receber sangue, mas como já falei antes, de onde só se tira e não se repõe acaba, isso é verdade. Por isso quero mobilizar a todos, que façam este gesto de solidariedade pelo menos uma vez ao ano, hoje você ajuda alguém e mais tarde quem sabe, alguém ajuda você. 

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não pode doar sangue a pessoa que:

Teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
Tem comportamento sexual de risco;
Usa drogas
Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
Teve febre nos últimos 30 dias

Etapas da doação


Recepção de Doadores: Se for a primeira vez, o candidato informa seus dados. Se já for cadastrado, ele apenas os confirma.

Triagem Clínica:
Após o cadastro, ele passa por uma avaliação clínica que consta de questionamentos sobre sua saúde. Além disso, são verificados, entre outros itens: peso, pressão arterial e taxa de hemoglobina.


Sala de Coleta: Se apto à doação na triagem clínica, o candidato é encaminhado para doar. O material utilizado é totalmente descartável e sem risco de contaminação.

Copa:
Após a coleta o doador faz um lanche.

Sorologia:
Antes do sangue ser transfundido, ele passa por uma série de exames sorológicos, entre eles: Sífilis, Doença de Chagas, HIV, Hepatites, HTLV I e II, além da tipagem sanguínea.

Fracionamento:
O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes – Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado. Ou seja, com apenas uma doação podem ser atendidos vários pacientes.

Armazenamento do sangue:
Enquanto os exames laboratoriais não são liberados, as bolsas ficam adequadamente acondicionadas dentro das condições exigidas pela legislação ministerial vigente.

Distribuição do sangue:
Após a liberação dos exames, os hemocomponentes são distribuídos para rede hospitalar pública e privada da capital mediante solicitação médica. O produto também é utilizado no atendimento transfusional do ambulatório do hemocentro.
  
Onde doar?

Para doar você pode ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada (ao lado do Vivaldão), de segunda à sábado das 7h30 às 18 horas.

Também pode doar no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira (Zona Leste). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

Não esqueça de levar sua carteira de identidade.

O Hemoam também tem uma programa voltado ao Público Femenino.  
A doação de sangue é um gesto voluntário que pode e deve ser praticado pelas mulheres. Mesmo com a presença feminina ainda tímida e reduzida nos hemocentros do Brasil, a participação da mulher tem sido fundamental na manutenção dos estoques de sangue para os serviços de urgência e emergência e no atendimento seguro aos pacientes que necessitam de transfusão sanguínea.
 
No Amazonas, as mulheres representam hoje 22% do total de doadores de sangue. Um índice que vem aumentando ano a ano e ganhando um significativo reforço com as ações de esclarecimento e sensibilização de incentivo à doação desenvolvidas sistematicamente junto ao público feminino

As doadoras voluntárias praticam a doação regularmente e trabalham como multiplicadoras de informações sobre a doação de sangue, através de várias ações como:

• Conversas com parentes, amigos e vizinhos sobre o tema doação de sangue, esclarecendo dúvidas e derrubando os tabus que impedem a doação;
• Facilitando o acesso da equipe de Captação de Doadores do Hemoam à empresas, escolas, igrejas, órgãos públicos, bairros e outros, para a realização de campanhas;
• Colaborando com a viabilização de projetos;
• Viabilizando campanhas em seus locais de atuação profissional ou social;
• Atuando no Hemocentro, como voluntária de projetos específicos na área de doação;
• Divulgando em todos os níveis a doação de sangue. 

Vamos lá pessoal, vamos doar sangue, seu amor pode fazer a diferença!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário